Sobre o PGAP

Histórico do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PGAP) da Universidade de Brasília tem uma área de concentração – Administração Pública e Políticas Públicas, que se desdobra em três linhas de pesquisa: Avaliação de Políticas Públicas, Governança e Desempenho na Administração Pública, e Inovação e Tecnologias na Administração Pública. Essa arquitetura tem como propósito proporcionar a formação de mestres e doutores em temas relevantes para o desenvolvimento da administração pública. Essa estrutura tem uma história e decorre de um processo de evolução desde o início dos anos 2000.

Tudo começou no ano de 2004, quando a Universidade de Brasília deu início ao antigo Curso de Mestrado Profissional em Gestão Social e Trabalho, mais conhecido por GST, autorizado pela CAPES com nota 4. A primeira turma do GST já teve um diferencial em relação a outros mestrados da área de Administração do Brasil: realizou, em 2005, um período de imersão de duas semanas em uma das mais prestigiosas escolas de administração do mundo: a Ecole Des Autes Études Commerciales da Universidade de Montreal – HEC Montreal. Dentre os egressos desta turma pioneira, há profissionais espalhados por organizações públicas brasileiras e organizações internacionais e dois são professores do quadro efetivo da UnB. Um destes professores é docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PGAP). Esse início de sucesso marca a trajetória de sucesso do PGAP é motivo de orgulho para o Programa.

O antigo GST se transformou em Curso de Mestrado Profissional em Administração (MPA), vinculado, por conveniência administrativa, ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Posteriormente, visando institucionalizar a sua vocação de programa que visa a formação de profissionais de alto nível para a administração pública, o curso alterou seus objetivos e estrutura acadêmica, e passou a se chamar Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública, mantendo a sigla MPA.

Nos seus primeiros 20 anos, o Programa já ofertou 18 turmas de mestrado, tendo formado mais de 300 mestres. O PGAP já ofertou turmas de mestrado para diversas instituições públicas, como: Advocacia-Geral da União (AGU), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPEN), antigo Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Universidade Federal do Acre (UFAC), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ministério da Saúde (MS), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RFB), e Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

Em 2024, o PGAP obteve o credenciamento do Doutorado Profissional em Administração Pública (DPA). Trata-se do primeiro doutorado nessa temática vinculado a uma instituição federal de ensino superior, credenciado na CAPES. Esse Programa se insere em um contexto de uma IES classificada entre as 10 melhores do Brasil e que conta com tradição na qualidade do ensino, pesquisa e extensão no Brasil e no exterior. Os discentes do Programa têm a oportunidade de conviver nesse ambiente e aproveitar das inúmeras oportunidades de interação com outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior que mantém parcerias com a UnB.

O Programa tem um corpo docente de 21 professores, todos com doutorado e pós-doutorado, no Brasil e no exterior, com expertise em diversos campos de conhecimento, como Administração, Ciência Política, Contabilidade Pública, Sociologia, Psicologia, Estatística, Economia, Engenharia da Produção e Direito, e experiência consolidada no ensino e na pesquisa e na formação de mestres e doutores. A multidisciplinaridade desse corpo docente proporciona, na formação de mestres e doutores, uma visão sistêmica no campo da Administração Pública, além de conhecimentos específicos que capacitam esses profissionais para uma atuação com base em evidências.

As turmas de mestrado e doutorado do Programa são ofertadas no modelo de “oferta mediante parceria contratada”, com uma ou mais instituições públicas interessadas na formação avançada de seus profissionais. As turmas são ofertadas de maneira flexível em termos de cronograma, disciplinas, locais e horários de aula.

Além da formação de alta qualidade proporcionada pelo Programa, cada turma constitui um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), formalmente registrado, visando atender necessidades específicas da instituição parceira. Assim, cabe indicar os seguintes diferenciais competitivos nesse processo de oferta de turmas do PGAP:

  1. Identificação prévia de necessidades de formação e capacitação da instituição parceira;
  2. Oferta de disciplinas eletivas, que correspondem a mais de 50% do total de créditos do curso, escolhidas em comum acordo entre o PGAP e a instituição parceira, visando atender necessidades específicas da referida instituição;
  3. Integralização, pelo discente, de créditos em disciplinas em outros programas de pós-graduação da Universidade de Brasília, escolhidas em comum acordo entre o discente e o respectivo professor orientador; e
  4. Possibilidade de inclusão de um período de estágio em instituição de ensino no exterior.
Objetivos, missão, visão e valores

Objetivo geral:

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Administração Pública (PGAP) da Universidade de Brasília (UnB) tem como objetivo a formação de profissionais capazes de atuar de maneira crítica e reflexiva na pesquisa e na docência em administração pública e na gestão de organizações públicas.

Objetivos específicos:

a) Desenvolver o pensamento crítico de profissionais da administração pública;

b) Proporcionar uma formação que envolva a docência e a pesquisa em administração pública;

c) Desenvolver nos discentes a capacidade de intervenção em suas organizações de atuação.

Missão: Formar com excelência servidores públicos capazes de enfrentar os problemas e desafios da administração pública brasileira.

Visão: Ser reconhecido como o melhor curso de mestrado profissional em administração pública do Brasil, com inserção local, regional, nacional e internacional.

Valores: Profissionalismo, Dedicação, Honestidade, Diálogo, Inclusão, Inovação, Mérito, Respeito, Tolerância e Transparência.

Pular para o conteúdo